O Grupo Faex acaba de lançar o E-book gratuito “Dicas Essenciais para Escolher uma Transportadora de Fármacos”
23 de julho de 2018
Nele você encontrará todas as informações e dicas que devem ser levadas em consideração na hora de contratar uma empresa de transporte especializada em produtos para a área da saúde.
Os medicamentos percorrem longos caminhos antes de chegarem às farmácias e exigem um processo de armazenagem e transporte específicos, fatores responsáveis por garantir que o produto chegue até o consumidor final na condição ideal de consumo, sem alteração em sua fórmula e tendo o efeito proposto pelo fabricante.
Uma série de normas devem ser cumpridas pelas transportadoras. Por exemplo, você sabia que, de acordo com a Portaria nº 1052 de 1998, para uma empresa exercer a atividade de transporte de medicamentos é necessário ter um Manual de Boas Práticas de Transporte, embasado nas diretrizes de Boas Práticas de Transporte do Ministério da Saúde?
E as requisições não param por aí, é exigida a comprovação de que os veículos utilizados estão aptos a transportar produtos farmacêuticos, devem possuir Autorização de Funcionamento (AFE), Autorização Especial (AE) para o transporte de medicamentos controlados e Licença Sanitária emitida pela vigilância sanitária estadual e/ou municipal, dentre outros documentos.
Já, no artigo 61 da Lei 6.360 de 1976, determinou-se que os veículos utilizados para o transporte de produtos que exijam condições especiais de armazenamento e guarda tenham equipamentos que possibilitem acondicionamento e conservação que assegurem as condições de pureza, segurança e eficácia do produto, além de
possuírem condições garantidas de desinfecção e higiene necessárias.